Esta disciplina tem como objetivo construir saberes sobre a história e os fundamentos, as políticas públicas e os conceitos e princípios da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, objetiva conhecer estudos sobre os sujeitos da EJA e a especificidade desta modalidade de ensino, estudar a elaboração de metodologias, bem como aanálise do currículo no cotidiano da EJA. Por fim, busca problematizar a formação do educador da EJA.
Esta disciplina tem por objetivos: identificar, descrever e explicar as características predominantes do ser humano na vida adulta, analisando os fatores ambientais que intervêm no processo de construção da personalidade; conhecer os processos básicos, o funcionamento cognitivo e os aspectos biopsicossociais do desenvolvimento adulto; incentivar a educação permanente, preparando o indivíduo para lidar com as problemáticas vitais de forma crítica, reflexiva e criativa.
Esta disciplina tem por objetivo favorecer a integração e o aprofundamento dos conhecimentos que vêm sendo trabalhados nas disciplinas do curso, tomando como referência a temática Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Esta disciplina propõe a pesquisa sobre o letramento na EJA e a realidade dos educandos e educadores dessa modalidade; bem como a análise da relação entre Educação Ambiental, Educação e Trabalho na EJA e a elaboração de ações educativas na EJA.

Esta disciplina tem por objetivo fazer um estudo da história cultural e social da infância desde a Modernidade até a Contemporaneidade no Brasil e no mundo. Compreender e analisar as contribuições teórico-metodológicas de autores que subsidiaram a construção de propostas educativas para a pequena infância desde a criação de creches e pré-escolas, no contexto brasileiro e mundial.

A disciplina tem como objetivo a produção de um Projeto de Pesquisa na área da Educação, com enfoque na ação educativa em espaços não formais.  Dessa forma, a partir do exercício da observação, a prática da pesquisa envolverá o uso de questionário e a análise dos dados coletados, bem como a organização de uma jornada sobre memórias e experiências educativas.