Processo de Avaliação

A conclusão do processo de avaliação, ao final do componente curricular, será formalizada mediante nota de zero a dez, expressa com até uma casa decimal após a vírgula. Esta nota final será composta pela média simples de duas notas parciais:

Média = [6(Nota Final)+4(Nota Final)]/10

As notas parciais N1 e N2 serão composta da seguinte forma:

Média = [6(Média Final)+4(Nota Final)]/10

A avaliação virtual (AV) será formada por registros sistemáticos da participação dos alunos em atividades programadas pelo professor formador ao longo da disciplina, como, participação em fóruns, autoavaliações, realização de tarefas, atividades no pólo, entre outras. Uma parte das avaliações virtuais (AV1) realizadas irão compor a N1 e a outra parte (AV2) irão compor a N2. A avaliação presencial será realizada ao final da disciplina e será composta por duas partes: a primeira (AP1) irá compor a N1 e a segunda (AP2) irá compor a N2. A avaliação presencial (AP), segundo o art. 4º do decreto presidencial nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, deverá ser realizada presencialmente em dias e horários preestabelecidos devendo prevalecer sobre qualquer outra avaliação.

Aprovação

Para aprovação, o aluno deverá ter uma nota final igual ou superior a 7,0 (sete), com uma freqüência de, no mínimo, 75 % (setenta e cinco por cento) nas atividades. Caso o aluno não atinja esta média terá direito a uma recuperação terapêutica. O período de recuperação terapêutica deverá ter duração de no mínimo 20% da carga horária da disciplina. Durante o período de recuperação o aluno contará com o acompanhamento do professor e/ou tutor. Ao final do período de recuperação o aluno realizará uma prova no pólo. Para aprovação o aluno deverá obter nota igual ou superior a sete nesta prova. Esta nota passará a ser a nota final do aluno substituindo a média final obtida anteriormente. Se ainda assim o aluno não alcançar média 7,0 (sete) na disciplina terá direito ao exame. O exame será realizado, no pólo, ao final das disciplinas do semestre. O calendário de exames será elaborado pelos coordenadores de curso. O aluno submetido ao exame deverá atingir média igual ou superior a cinco (5,0) obtida da seguinte forma:

Para quem fez a Recuperação:

Média = [6(Nota Final)+4(Nota Final)]/10

Para quem não fez a Recuperação:

Média = [6(Média Final)+4(Nota Final)]/10

Se ainda assim o aluno não atingir o desempenho mínimo na disciplina será considerado reprovado, o que implicará no seu desligamento do curso.

SOLICITAÇÃO DE SEGUNDA CHAMADA DA AVALIAÇÃO PRESENCIAL E/OU EXAME

Para obter segunda chamada da avaliação presencial e/ou exame o aluno deve preencher um formulário disponível no pólo, no prazo máximo de dois dias úteis após a avaliação presencial ou exame final o qual não compareceu. A coordenação do pólo enviará o formulário ao coordenador do curso que poderá conceder ou não a segunda chamada.

Casos previstos em lei para concessão de segunda chamada:

O Regimento Geral da FURG determina ainda que todo o estudante seja atendido em seus pleitos, desde que justos. Assim, é aconselhável buscar um diálogo franco com os professores a respeito da ausência eventual a uma prova, exame final ou realização de segunda chamada.

Início


Sobre o Curso: