Relações fundamentais do processo de trabalho docente. Estratégias didático-pedagógicas para a EJA. Currículo de EJA. Registro e a avaliação da aprendizagem. Prática pedagógica escolar enquanto prática social. A organização da dinâmica da prática pedagógica. Concepções sobre alfabetização/EJA e suas respectivas metodologias. Processo de construção da língua oral e escrita na alfabetização de jovens e adultos. Função social da leitura e da escrita da matemática e outros campos do conhecimento.
A disciplina tem como objetivo compreender e contextualizar a história da EJA, bem como das políticas públicas e legislação propostas para esta modalidade educativa até a contemporaneidade. Destaca-se como fundamental reconhecer a EJA como um direito humano e não apenas como prática compensatória do ensino, discutindo sobre a importância da educação ao longo da vida. Também se caracteriza como elemento importante desta disciplina construir saberes e refletir sobre os fundamentos teóricos da EJA, bem como problematizar acerca das políticas de formação do educador.
Disciplina destinada ao acompanhamento e desenvolvimento do processo de orientação individual do TCC.

Cada tópico está alocado para abrigar o grupo de orientandos de cada orientador!