Esta disciplina tem como objetivo o desenvolvimento da prática docente na Educação Infantil.

A disciplina tem como objetivos construir e compartilhar conhecimentos científicos e pedagógicos, visando a problematização e a compreensão do ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, discute a organização curricular, a contextualização, a interdisciplinaridade e propõe a construção de propostas teórico-metodológicas para o ensino de Ciências Naturais.



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Esta disciplina se propõe analisar a relação entre normalidade, deficiência e necessidades especiais. Antropologia e etiologia da educação especial; modos de conceituação, classificação e prevenção das deficiências; a diversidade das necessidades especiais; diagnóstico multidisciplinar e os distintos aspectos de intervenção em indivíduos com necessidades especiais; família, educação, profissionalização e integração social; intervenção pedagógica: identificação, encaminhamento, qualificação, acolhimento, acessibilidade, adaptações curriculares, avaliação diferenciada, mediador entre aluno e tratamento; papel da psicopedagogia na Educação Inclusiva; políticas públicas em educação inclusiva.


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