A disciplina tem como objetivo geral construir entendimento acerca das principais decisões estratégicas que envolvem o processo de marketing. Para tanto, serão estudadas as estratégias concernentes ao composto mercadológico, com o intuito de fornecer fundamentação teórico-prática que possa ser aplicada no contexto organizacional.



A disciplina de ARH I tem o objetivo de mostrar ao estudante a relevância da área de Recursos Humanos para o desenvolvimento das organizações e alcance de seus objetivos, bem como propiciar a aprendizagem de conceitos, teorias e práticas referentes ao planejamento de RH, captação de profissionais do mercado, orientação, desenvolvimento e avaliação dos funcionários.

O objetivo desta disciplina é estudar os diversos métodos de análise de investimentos tais como: valor atual, custo anual e taxa interna de retorno, a fim de desenvolver técnicas para reduzir os riscos e as incertezas em escolher entre as diversas alternativas de investimentos.


O objetivo desta disciplina é apresentar os elementos formadores do custo empresarial, debater os conceitos pertinentes a cada um destes e observar como se dá, na prática, a gestão de custos em uma organização.


O objetivo da disciplina é apresentar a origem e formação da atividade comercial entre os países, fundamentados nas principais escolas econômicas. Também, os agentes do comércio internacional, o sistema financeiro mundial e o desempenho do Brasil no comércio global e no MERCOSUL. Sem esquecer da importância dos Portos para o setor, dando ênfase para o Porto do Rio Grande e os investimentos no Pólo naval gaúcho.