Ementa: Cultura e identidade discente na Educação a Distância (EaD). Perspectiva histórica e metodológica da EaD. Hardwareesoftware. Tecnologias da informação e Comunicação (TIC) na Educação. Ambiente Virtual de Aprendizagem -Moodle. Ferramentas de comunicação e interação síncronas e assíncronas. Ética nas pesquisas e relações pedagógicas. Orientações gerais para o desenvolvimento de trabalhos em formato eletrônico.

Ementa: Definição de Mídia e Tecnologia; Análise da evolução das Mídias; Abordagem de novas terminologias como Multimídia, Hipertexto, Hipermídia e Tecnologias da Informação e Comunicação; Reflexões sobre o papel da Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação.

Os objetivos desta disciplina são, em linhas gerais, propiciar uma visão abrangente dos gêneros textuais; promover o conhecimento de alguns gêneros textuais da mídia impressa, bem como das especificidades destes gêneros; favorecer a reflexão sobre o uso dos gêneros textuais em práticas didático-pedagógicas; e, também, estimular acriação de atividades de leitura e produção de textos da mídia impressa, a qual se fundamenta na noção de gênero textual.

Histórico da escrita: desde os manuscritos até os primeiros impressos; abordagem dos impressos em tempos audiovisuais e na era da informática: da linear idade à hipertextualidade. Criação do texto e construção de conhecimento na internet: estudo das diferentes formas de apresentação do texto no formato digital e o trabalho com a mídia impressa, utilizando recursos audiovisuais e hipertextuais. Análise dos diversos materiais impressos disponíveis ou acessíveis aos professores no trabalho pedagógico: livros didáticos e paradidáticos, enciclopédias, jornais, propaganda, histórias em quadrinhos, cordel, revistas (impressas e on-line), mapas e projetos integrando mídias.

Ementa: Integração entre estudantes e educadores (realizada em todos os encontros presenciais); Apresentação da proposta pedagógica do ciclo, Ambiente Virtual (Moodle) e análise da organização e programação dos estudos ao longo do curso (realizada no primeiro encontro presencial); Término de atividades pendentes e discussão de ações e metas que deverão ser desenvolvidas para serem apresentadas no encontro final de conclusão do ciclo (realizados no encontro intermediário); Análise das atividades desenvolvidas, apresentação do projeto de conclusão da etapa e avaliação do curso (realizadas no encontro presencial final deste ciclo).