Ementa: O Rádio como elemento integrado ao cotidiano escolar e a outras mídias: reflexão e abordagem didático-pedagógica sobre as diversas etapas e formas de sua utilização; Análise de aspectos conceituais básicos para a compreensão do papel do rádio na Educação.
- Professor: Valmir Heckler
- Professor: Ulises Dardo Ferretti Martinez
- Professor: Adriana Gibbon
- Professor: Marcelo Gobatto
- Professor: Paulo Gomes de Sousa Filho
- Professor: Cibele H C da Costa
- Professor: Karin Jelinek
- Professor: André Luis Castro de Freitas
- Professor: Denise Maria Maciel Leão
- Professor: Zélia Seibt do Couto
- Professor: Márcio Vieira Oliveira
- Coordenador de Curso: Joice Araújo Esperança
- Tutor a distância : Kelber Ruhena Abrão
- Tutor a distância : Charles dos Santos Guidotti
- Tutor a distância : Sérgio Ricardo Pereira Cardoso
- Tutor a distância : Michelle Protásio
- Tutor a distância : Cláudia Patrícia Schutz Feijó
- Tutor a distância : Lisiane Silva das Neves
- Tutor a distância : Daniele Simões Borges
Ementa: Análise do contexto sócio-educativo da televisão e do vídeo; Abordagem dos conceitos básicos sobre a linguagem utilizada na televisão; Noções básicas sobre os aspectos tecnológicos da produção de um vídeo educativo.
- Professor: Valmir Heckler
- Professor: Ulises Dardo Ferretti Martinez
- Professor: Adriana Gibbon
- Professor: Marcelo Gobatto
- Professor: Paulo Gomes de Sousa Filho
- Professor: Cibele H C da Costa
- Professor: Karin Jelinek
- Professor: André Luis Castro de Freitas
- Professor: Denise Maria Maciel Leão
- Professor: Zélia Seibt do Couto
- Professor: Márcio Vieira Oliveira
- Coordenador de Curso: Joice Araújo Esperança
- Tutor a distância : Charles dos Santos Guidotti
- Tutor a distância : Sérgio Ricardo Pereira Cardoso
- Tutor a distância : Michelle Protásio
- Tutor a distância : Cláudia Patrícia Schutz Feijó
- Tutor a distância : Lisiane Silva das Neves
- Tutor a distância : Daniele Simões Borges
Ementa: conceito do processo ensino-aprendizagem e seus componentes (objetivo, conteúdo, método, recursos didáticos, avaliação e a relação professor-aluno); análise em uma perspectiva sistêmica; conceito de recursos didáticos e as contribuições dos mesmos para o processo ensino-aprendizagem do ponto de vista fisiológico, psicológico, pedagógico; análise dos aspectos relevantes sobre a questão da utilização das TICs na educação, especificamente o computador como recurso didático no processo ensino-aprendizagem.
- Professor: Valmir Heckler
- Professor: Ulises Dardo Ferretti Martinez
- Professor: Adriana Gibbon
- Professor: Marcelo Gobatto
- Professor: Paulo Gomes de Sousa Filho
- Professor: Cibele H C da Costa
- Professor: Karin Jelinek
- Professor: André Luis Castro de Freitas
- Professor: Denise Maria Maciel Leão
- Professor: Zélia Seibt do Couto
- Professor: Márcio Vieira Oliveira
- Coordenador de Curso: Joice Araújo Esperança
- Tutor a distância : Charles dos Santos Guidotti
- Tutor a distância : Sérgio Ricardo Pereira Cardoso
- Tutor a distância : Michelle Protásio
- Tutor a distância : Cláudia Patrícia Schutz Feijó
- Tutor a distância : Lisiane Silva das Neves
- Tutor a distância : Daniele Simões Borges
Ementa: Metodologia básica das ciências sociais, com ênfase na lógica da pesquisa; Critérios de cientificidade do conhecimento; Conceito e estruturação de uma pesquisa: a construção do objeto; Definição do tema da pesquisa, problema, hipótese, procedimentos de investigação e instrumentos de coleta de dados; Análise qualitativa e quantitativa de dados: tipos e normas técnicas de investigação; Características do Trabalho Científico, investigação e fundamentos básicos para elaboração de projetos de pesquisa (justificativa escolha do assunto, formulação da situação-problema, formulação da hipótese ou questão a ser investigada, proposta metodológica, características do estudo); Fundamentos básicos para elaboração da pesquisa e do relatório; Elaboração do trabalho científico; Implicações de diferentes estratégias metodológicas na condução da pesquisa.
- Professor: Valmir Heckler
- Professor: Ulises Dardo Ferretti Martinez
- Professor: Adriana Gibbon
- Professor: Marcelo Gobatto
- Professor: Paulo Gomes de Sousa Filho
- Professor: Cibele H C da Costa
- Professor: Karin Jelinek
- Professor: André Luis Castro de Freitas
- Professor: Denise Maria Maciel Leão
- Professor: Zélia Seibt do Couto
- Professor: Márcio Vieira Oliveira
- Coordenador de Curso: Joice Araújo Esperança
- Tutor a distância : Charles dos Santos Guidotti
- Tutor a distância : Sérgio Ricardo Pereira Cardoso
- Tutor a distância : Michelle Protásio
- Tutor a distância : Cláudia Patrícia Schutz Feijó
- Tutor a distância : Lisiane Silva das Neves
- Tutor a distância : Daniele Simões Borges
Ementa: Integração de estudantes e educadores (realizada em todos os encontros presenciais); Apresentação da proposta pedagógica do ciclo e análise da organização e programação dos estudos ao longo do Curso.Término de atividades pendentes e discussão de ações e metas que deverão ser desenvolvidas para serem apresentadas no encontro final de conclusão do ciclo (realizada no encontro presencial intermediário); Análise das atividades desenvolvidas, apresentação do projeto de conclusão da etapa e avaliação do curso (realizada no encontro presencial final deste ciclo).
- Professor: Valmir Heckler
- Professor: Ulises Dardo Ferretti Martinez
- Professor: Adriana Gibbon
- Professor: Marcelo Gobatto
- Professor: Paulo Gomes de Sousa Filho
- Professor: Cibele H C da Costa
- Professor: Karin Jelinek
- Professor: André Luis Castro de Freitas
- Professor: Denise Maria Maciel Leão
- Professor: Zélia Seibt do Couto
- Professor: Márcio Vieira Oliveira
- Coordenador de Curso: Joice Araújo Esperança
- Tutor a distância : Charles dos Santos Guidotti
- Tutor a distância : Sérgio Ricardo Pereira Cardoso
- Tutor a distância : Michelle Protásio
- Tutor a distância : Cláudia Patrícia Schutz Feijó
- Tutor a distância : Lisiane Silva das Neves
- Tutor a distância : Daniele Simões Borges