Ementa: Possibilidades educacionais da internet e diversos softwares, para otimização do ensino em sala de aula de diversas áreas; Histórico da educação a distância, benefícios do uso da multimídia na educação, softwares educacionais, dentre outros pontos importantes para os novos conceitos de educação que vem surgindo juntamente aos novos recursos digitais.

Ementa: Ferramentas de criação e produção de conteúdo na web: especificidades e vantagens; programação e publicação.

Ementa: Análise das potencialidades da convergência das mídias na educação bem como dos papéis dos professores, alunos e demais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem como autores e designers de projetos; Integração dos meios de comunicação na prática pedagógica: reflexão sobre as possibilidades de uso no contexto escolar.

Essa disciplina se propõe a mostrar a relação entre imagem e texto. O material disponível se trata do cartaz, pois esta é uma das primeiras formas na qual a imagem e o texto dialogam. Pensamos que poderíamos ir além desse material, mostrando a vocês as possibilidades dessa relação entre o visual e a escrita na mídia virtual e também as possibilidades entre texto e som e imagem e som. A leitura é um processo cognitivo que envolve cada uma dessas áreas e também a intersecção entre elas. Dessa forma, estamos propondo que vocês façam a leitura do material disponível na primeira semana, para conhecerem os aspectos “físicos” e a história dessa relação. Na segunda semana, oferecemos a propaganda como instrumento para pensarmos essa relação entre a palavra e a imagem. A propaganda foi escolhida porque se mostra como uma evolução do cartaz e também porque a linguagem publicitária é rica em recursos para persuadir o leitor. Destacamos a intertextualidade e trazemos exemplos que envolvem a palavra escrita e a falada em vídeos promocionais. Na terceira semana, vamos explorar as relações entre imagem e som e palavra e som. Tais recursos são explorados nos filmes e na TV, mas vamos mostrar exemplos, nos quais se pode observar diretamente os efeitos do som na palavra e na imagem. Esperamos que vocês apreciem nossos exemplos e nossas atividades.

Ementa: Integração de estudantes e professores orientadores da monografia (realizada em todos os encontros presenciais); Apresentação da proposta pedagógica do ciclo e análise da organização e programação dos estudos ao longo desta última etapa do Curso. (realizada no encontro presencial inicial); Término de atividades pendentes e discussão de ações e metas que deverão ser desenvolvidas para serem apresentadas no encontro final de conclusão do ciclo (realizada no encontro presencial intermediário); Análise de atividades desenvolvidas e orientação aos cursistas para elaboração do projeto de conclusão da etapa e avaliação do curso. (realizada no encontro presencial intermediário antes da defesa final).