A disciplina tem por objetivo dar ao aluno uma visão geral do direito Empresarial, nas suas três principais ramificações, que são: a Teoria do Direito Empresarial, como uma introdução; o Direito Societário, fazendo uma análise dos tipos de empresas e sociedades; e, por último, o Direito Falimentar, dando uma noção das normas pertinentes à falência e recuperação judicial e extrajudicial de empresas. Tudo isso com a análise da legislação pertinente.


A disciplina tem por objetivo fornecer ao aluno subsídios, que o capacitem a resolver problemas matemáticos, relacionados às rotinas da área de Administração, explorando, sempre que possível, situações aplicáveis à realidade.


A disciplina tem por objetivo apresentar uma visão geral e histórica do pensamento administrativo, proporcionando ao acadêmico um conhecimento amplo das teorias relacionadas à administração e suas inter-relações, traçando referenciais atuais e aplicações, no cotidiano das organizações.


Na disciplina de Contabilidade para Administradores vamos estudar as Demonstrações Financeiras, abrangendo os seguintes relatórios – Balanço Patrimonial – Demonstração do Resultado do Exercício – Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados – Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos – Demonstração do Fluxo de Caixa. A compreensão desses instrumentos possibilita, aos gestores e usuários da informação contábil, analisar a situação econômica e financeira da empresa, assim como, avaliar a gestão de determinado período.


A disciplina Economia para Administradores tem por objetivo dar continuidade à abordagem econômico-científica desenvolvida no primeiro semestre, introduzindo os conceitos referentes aos temas relacionados às relações internacionais e a participação do governo na economia.


Esta disciplina tem por objetivo fornecer aos futuros administradores um panorama geral do mundo do Direito Tributário, sub-ramo das Ciências Jurídicas que abrange estudos específicos sobre a prerrogativa do Estado brasileiro, pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, de impor ao cidadão várias obrigações relacionadas com a entrega de dinheiro aos cofres públicos - não como sanção por ato ilícito – mas como inescusável dever estabelecido pela lei para os contribuintes por ela definidos de participar do custeio da Administração Pública e dos Serviços Públicos em Geral, a partir do pagamento de diferentes tipos de tributos.

A contabilidade é indispensável na gestão das organizações. Através de suas informações, o gestor é capaz de formular alternativas para a tomada de decisão. Dessa forma, espera-se que os alunos do curso obtenham o conhecimento necessário à aplicação dos fundamentos e das práticas contábeis, no decorrer de suas atividades profissionais.


O objetivo da nossa disciplina é mostrar novos horizontes, através do uso da abordagem econômico-científica, para os problemas observados na realidade. O resultado esperado, após terem cursado a disciplina, é que vocês sejam capazes de compreender o conceito de economia, seu objetivo como ciência social, o modelo oferta e demanda, como instrumento para analisar a realidade econômica e a base do sistema capitalista.


A disciplina tem por objetivo apresentar ao aluno as teorias sobre Administração, a partir da compreensão de seu contexto de origem enquanto ciência e de sua aplicação como tecnologia gerencial nas organizações contemporâneas.

A disciplina tem por objetivo fornecer ao aluno subsídios, que o capacitem a resolver problemas matemáticos, relacionados às rotinas da área de Administração, explorando, sempre que possível, situações aplicáveis à realidade.