Esta disciplina tem por propósito trabalhar os componentes pedagógicos do fazer docente.Estudos sobre currículo, planejamento, projeto político pedagógico, metodologias de ensino e avaliação escolar se constituem em foco de estudos nesta etapa.


Favorecer a apropriação e discussão acerca de algumas concepções sobre o pensamento pedagógico brasileiro contemporâneo e suas implicações filosóficas no processo pedagógico, problematizando, assim, as relações entre Filosofia e prática pedagógica.


O atual momento de formação requer aprofundamento epistemológico nos fundamentos da pesquisas e maior habilidade no uso das normatizações (ABNT). Esse é o centro de nosso processo formativo: preparar as ações de continuidade e aprofundamento das observações e registros das pesquisas de campo. Uma atenção especial será dedicada a ampliação da capacidade de exercício da crítica sobre as fontes pesquisadas.


Esta disciplina possibilita relacionar as linguagens artísticas aos processos de pré-alfabetização, alfabetização e pós-alfabetização. Amplia as concepções de lazer e diversão à construção de conhecimento pelo caminho da arte - com arte se aprende melhor! Relaciona, ainda, a consciência corporal às linguagens não-verbais e performáticas das artes no currículo integrado.

A disciplina Estágio II tem como objetivo observar, na prática, o funcionamento administrativo da escola, como também o papel do diretor, orientador e coordenador escolar, bem como, conhecer o regimento escolar e o Projeto Político Pedagógico. 

Um olhar sobre a importância da história de vida na identificação do próprio sujeito: o professor, que nesta reflexão passa a encontrar o suporte teórico e na associação teórico/prático vislumbrará formas para desenvolver o processo ensino aprendizagem dentro de uma educação cognitiva.

Alerta para fatores de risco e proteção do contexto social, numa visão interdisciplinar do desenvolvimento biopsicossociológico.


Em Seminários Interdisciplinares III, temos como objetivo avançar teoricamente no estudo sobre interdisciplinaridade e realizar pesquisa em documentos oficiais do MEC e em documentos de escolas de Educação Infantil, a fim de evidenciar questões referentes à interdisciplinaridade.