Esta disciplina tem o propósito de estudar os fundamentos epistemológicos dos conceitos de: alfabetização, analfabetismo, alfabetismo e letramento, bem como a abordagem histórica da alfabetização e dos métodos de alfabetização.



Nesta disciplina, discutiremos: a expressão escrita e a leitura das diversas formas de textos no processo de aprendizagem da língua materna, os princípios básicos para o ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a correção da linguagem escrita, o ensino da gramática (na visão tradicional e em novas perspectivas), a leitura e a produção textual nos Anos Iniciais.


Dando prosseguimento às disciplinas Seminários Interdisciplinares (SI) ofertadas anteriormente, o SI IV abordará o estimulante problema da integração dos saberes no Currículo Integrado. O conceito interdisciplinaridade será desdobrado nas interfaces: intra, multi, inter e trans.... disciplinaridade. Observaremos, à luz dessas interfaces, as possíveis relações entre as demais disciplinas do módulo. Para tanto, vamos buscar uma efetiva parceria entre as professoras e tutores. Vai dar certo!


Esta disciplina tem como proposta dar continuidade à inserçãoque cada um de vocês está tendo na instituição de EducaçãoInfantilem que irão desenvolver o estágio. Por isso, tem comoobjetivo pesquisar o contexto e a organização pedagógica da instituição, conhecendo a rotina educativa da turma e a proposta pedagógica da professora, a fim de buscar elementos para a futura organização da proposta de estágio.


Esta disciplina tem como foco o estudo dos diferentes olhares e perspectivas do conhecimento acerca das concepções e significados de infâncias e da educação infantil no Brasil e em outros países que influenciaram nosso contexto. Para tal, pretende-se investigar a história social e cultural das concepções e significados de infâncias no Brasil, bem como a educação infantil no século XXI. A disciplina objetiva também estudar as práticas pedagógicas na educação infantil e as teorias que as subsidiam, abrangendo: rotinas e rituais; as múltiplas linguagens e interações das crianças no cotidiano da educação infantil, áreas do conhecimento, letramento e alfabetização.

A disciplina tem foco na produção de um Projeto de Pesquisa na área da Educação Infantil. Exercitar a observação, coletar dados, definir o problema de pesquisa e fundamentar teoricamente a temática e a metotodologia serão o grande desafio.

Esta disciplina tem por objetivo promover estudos, a partir de leituras e discussões, a respeito da Educação Infantil e sua relação entre "cuidado e educação", buscando um olhar atento para os diversos contextos educativos em que estão inseridas as crianças de zero a seis anos.