A disciplina objetiva contribuir para o desenvolvimento do universo conceitual e da capacidade de análise das organizações, possibilitando aos acadêmicos o entendimento dos estudos organizacionais nas suas várias dimensões.


Na disciplina Introdução à Estatística Econômica, aprendemos a coletar, organizar, analisar, interpretar os dados e a calcular medidas estatísticas, que serão de grande importância na disciplina de Estatística Econômica. Esta disciplina tem como objetivo apresentar técnicas de inferência estatística que poderão ser utilizadas para tirar conclusões sobre a população, a partir de dados amostrais, embasando a tomada de decisão. Para tanto, aprenderemos como estimar os valores de parâmetros populacionais desconhecidos, como a média, o desvio padrão e a proporção; e ainda como aplicar um teste de hipótese, que é uma regra de decisão que possibilita avaliar a razoabilidade das hipóteses e aceitá-las ou rejeitá-las. Para finalizar, veremos anáise de regressão e séries temporais e, na sequência, algumas técnicas de previsões.


A disciplina Gestão da Informação busca proporcionar aos alunos uma reflexão sobre o papel da informação nas organizações modernas. Além disso, possibilita a visualização de como empresas de pequeno, médio e grande porte lidam com o seu gerenciamento. A disciplina tem como proposta resgatar a relevância de se gerenciar a informação ao invés da tecnologia. Propõe, ainda, a aplicação de técnicas de gestão da informação, de modo a apoiar os administradores no seu processo decisório, abordando, de forma mais prática e aplicada, a parte de aplicação e desenvolvimento de bancos de dados.


A disciplina tem a finalidade de realizar estudo e análise do desempenho das empresas, utilizando índices aplicados às demonstrações contábeis; bem como verificar a evolução percentual dos componentes patrimoniais, por meio de análise vertical e horizontal desses demonstrativos, avaliando, ao final, a condição econômico-financeira e de rentabilidade das empresas.


Proporcionar ao aluno o conhecimento dos aspectos relevantes da economia brasileira, aplicando o instrumental analítico da teoria econômica à realidade do país. Utilizando esse conhecimento, o aluno deve ser capaz de entender os marcos estruturais da economia brasileira, seu processo de evolução histórica e os reflexos deste processo no atual estágio de desenvolvimento do país. Os principais problemas da economia brasileira ao longo da história e as propostas de políticas econômicas apresentadas pelas diversas correntes de análise também serão enfatizados.

Oportunizar ao estudante a construção de conhecimento individual e coletivo, através do debate e da reflexão teórica acerca do processo de constituição do pensamento moderno ocidental e suas diversas abordagens sobre os seguintes temas: Conceitos de Filosofia, O Ser Humano e o Mundo,Os Valores e a Liberdade, Verdade, Momentos da História da Liberdade.