A disciplina de Administração de Marketing I tem por objetivo principal propiciar aos acadêmicos visão geral acerca dos fundamentos do processo de marketing no contexto organizacional. Além disso, pretende possibilitar o desenvolvimento dos conceitos e das ferramentas gerenciais concernentes ao estudo do marketing de modo a contribuir para a aplicação prática dos mesmos no contexto de atuação profissional dos acadêmicos.


A disciplina tem por objetivo fornecer aos acadêmicos de Administração conhecimentos teóricos e práticos da Matemática Financeira e Engenharia Econômica. Para atingir tal objetivo, serão apresentados conceitos e problemas de acordo com a realidade do mercado, a fim de desenvolver o raciocínio financeiro do acadêmico e, ainda, de fornecer subsídios indispensáveis ao desenvolvimento das disciplinas que dependem do conhecimento prévio desta.


A disciplina de Pesquisa Operacional tem por objetivo promover o desenvolvimento das capacidades de formular, estruturar e solucionar modelos matemáticos como instrumentos auxiliares no processo de tomada de decisão, relacionado ao planejamento e à gestão dos sistemas produtivos.


A Disciplina de Administração de Materiais e Patrimônio será desenvolvida em dois módulos. O primeiro, de base quantitativa, sustenta o planejamento de materiais, com demanda independente, e inclui, além dos conceitos preliminares, métodos estatísticos e Modelos de gestão (Two Bins, Curva ABC e Lotes Econômicos). O segundo, de base quali-quantitativa, completa o ciclo PDCA e inclui Compras, Recebimento, Armazenagem, Distribuição e Controle (inventários e sistema de avaliação de bens). Por ser b ase para um dos papéis do profissional administrador, cabe ao acadêmico se autodefinir quanto aos objetivos que se propõe a atingir. Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de demonstrar desenvolvimento de conceitos, técnicas e ferramentas aplicados à gestão de materiais.

A disciplina visa apresentar um modelo de gestão voltado para a qualidade e produtividade nas organizações, baseado na filosofia da qualidade total. No decorrer da disciplina, serão enfatizados os principais conceitos, princípios e ferramentas da qualidade, oferecendo aos acadêmicos de Administração uma base teórica e prática da Gestão da Qualidade Total.


Os objetivos da disciplina são trabalhar fundamentos teóricos da Sociologia que possibilitem interpretar as relações sociais, bem como os ambientes das organizações; desenvolver a capacidade e a habilidade de observar, avaliar e problematizar os valores e comportamentos sociais, de modo a entender a sociedade e a administração, de forma dinâmica; e desenvolver a percepção científica no trato das questões da sociedade da qual se faz parte.