A disciplina Estágio V tem por objetivo a vivência de oficinas pedagógicas em contextos não-escolares, envolvendo planejamento, atividade prática docente e registros reflexivos.


Esta disciplina tem como objetivos construir saberes sobre a História e os Fundamentos, as Políticas Públicas e os Conceitos e Princípios da EJA. Além disso, objetiva conhecer estudos sobre os sujeitos da EJA e sobre a especificidade desta modalidade de ensino, estudar a elaboração de metodologias bem como a análise do currículo no cotidiano da EJA. Por fim, busca problematizar a Formação do educador da EJA.

Esta disciplina tem por objetivos identificar, descrever e explicar as características predominantes do ser humano na vida adulta, analisando os fatores ambientais que intervêm no processo de construção da personalidade; conhecer os processos básicos, o funcionamento cognitivo e os aspectos biopsicossociais do desenvolvimento adulto; incentivar a educação permanente, preparando o indivíduo para lidar com as problemáticas vitais de forma crítica, reflexiva e criativa.

Esta disciplina propõe-se à realização de pesquisa da realidade e do letramento na EJA; à análise da relação entre Educação Ambiental, Educação Popular e Educação e Trabalho na EJA e à elaboração de ações educativas na EJA.

Este pretende ser um espaço de discussão e problematização sobre a Educação, a Escola e o Currículo na atualidade em suas interfaces com a Educação Ambiental (EA).


Esta disciplina tem, entre seus objetivos, promover a discussão sobre Metodologias do Ensino de História e Geografia através dos eixos geradores do conhecimento, bem como o estudo da construção das noções de tempo, espaço e das relações sociais na Educação Infantil e nos Anos Iniciais.


Prática de pesquisa a ser realizada mediante a elaboração semestral de planos de ação relacionados ao tema “Diálogo de saberes” como eixo organizador da experiência de ensino-pesquisa. Tem o intuito de fortalecer o desenvolvimento da identidade profissional do professor-pesquisador como alternativa para o fortalecimento da reciprocidade entre os saberes acadêmicos e os saberes da experiência profissional no desenvolvimento profissional docente.


Esta disciplina tem como objetivo subsidiar os estudantes para a construção da proposta de estágio da Educação Infantil.