Estrutura e Funcionamento

A fim de capacitar os docentes para a realização de pesquisa e para o exercício da docência, a metodologia do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Rio Grande do Sul: Sociedade, Política & Cultura terá como principal foco o desenvolvimento de referenciais teóricos e metodológicos com prática em sala de aula.

A organização do curso será baseada nas quatro fases sugeridas por Oliveira (2003, p. 82) para um curso a distância. Estas correspondem a uma lógica seqüencial considerada como importante para o processo de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) de forma pedagógica:

  1. Fase de preparação dos materiais utilizados pelos professores que irão atuar no curso em relação às questões teóricas e práticas que envolvem a utilização pedagógica das TICs na modalidade de EAD.
  2. Fase de apresentação das disciplinas, por módulos de estudos em relação às questões teóricas e práticas que envolvem a utilização pedagógica das TICs na modalidade de EAD.
  3. Fase de instrumentalização tecnológica dos alunos.
  4. Fase construtiva: desenvolvimento ou aperfeiçoamento das competências necessárias para que os alunos possam explorar os potenciais oferecidos pelas TICs, como: pesquisas na Internet, comunicação entre professores e alunos, atividades programadas de acesso regular à plataforma do curso e encontros presenciais com professores e tutores nos Pólos.

O curso está organizado em quatro módulos, à distância, buscando estudar, discutir e analisar os conhecimentos teórico-práticos que envolvem o ensino de história. Para o planejamento e estruturação das disciplinas e do material didático os docentes contarão com o apoio da estrutura física e humana da Equipe Multidisciplinar da SEaD, e do laboratório de informática do Instituto de Ciências Humanas e da Informação.



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Sobre o Curso: